Homem é detido após atirar ovo em direção ao rei Charles

Polícia prendeu o homem que estava no meio da multidão quando o casal real chegou para uma cerimônia em York; ovo não chegou a atingir o monarca

Russell Cheyne e Michael Holden, da Reuters, em York
Rei Charles quase recebe ovada em cerimônia  • Reprodução/Twitter
Compartilhar matéria

Um homem foi detido nesta quarta-feira (9) depois que um ovo foi jogado no rei Charles e sua esposa, a rainha Camilla, enquanto eles realizavam um noivado no Norte da Inglaterra, segundo uma testemunha da Reuters.

A polícia se moveu para prender o homem que estava no meio da multidão quando o casal real chegou para uma cerimônia em York.

Charles, de 73 anos, tornou-se rei automaticamente após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro. A coroação do rei Charles III será realizada em um sábado, no dia 6 de maio de 2023. Na cerimônia, o monarca será coroado ao lado da rainha consorte na Abadia de Westminster, de acordo com o Palácio de Buckingham.

“A coroação refletirá o papel do monarca hoje e olhará para o futuro, ao mesmo tempo em que está enraizado em tradições e pompa de longa data”, disse o palácio em comunicado.

A cerimônia, um evento solene e religioso que será conduzido pelo Arcebispo de Canterbury, o chefe espiritual da Comunhão Anglicana, geralmente ocorre vários meses após a ascensão do novo monarca.

Reis e rainhas da Inglaterra, e mais tarde da Grã-Bretanha e do Reino Unido, foram coroados na Abadia de Westminster desde Guilherme, o Conquistador, em 1066. Charles é o 41º monarca em uma linhagem que remonta a William, e ele será o monarca mais antigo ser coroado.

(Edição de Andrew MacAskill)