Homem sobrevive por 27 horas no mar após tsunami em Tonga

Tonganês vivia na ilha isolada de Atata quando foi arrastado pela água e ficou à deriva; ele nadou 7,5 quilômetros até chegar na ilha de Tongatapu

Lisala Folau disse que nadou por 27 horas após tsunami em Tonga
Lisala Folau disse que nadou por 27 horas após tsunami em Tonga REUTERS

Da Reuters

Ouvir notícia

Um tonganês de 57 anos está sendo aclamado como o Aquaman da vida real, após sobreviver 27 horas no mar depois que um tsunami devastador atingiu sua ilha no sábado (15). O homem disse que afundou nove vezes antes de conseguir se agarrar a um tronco e ficar seguro.

“Na oitava vez eu pensei, a próxima vez que eu for puxado para debaixo d’água vou desistir, porque meus braços eram as únicas coisas que me mantinham acima da água”, disse Lisala Folau, que é deficiente e tem dificuldades para caminhar, à Reuters em Nuku’alofa, capital de Tonga.

“Então, na nona vez eu afundei e subi de volta, agarrei em um tronco. E foi isso que me fez continuar”.

A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai matou pelo menos três pessoas e enviou ondas de tsunami pelo arquipélago de Tonga, destruindo vilarejos e resorts e interrompendo a comunicação para os 105 mil habitantes do país.

Folau, que vivia na ilha isolada de Atata, com uma população de cerca de 60 pessoas, foi arrastado para o mar na noite de sábado.

Tonga
Capital de Tonga foi atingida por tsunami apos erupção / Twitter/Sakak Moana

Ele havia escalado uma árvore para escapar de uma primeira onda, mas quando desceu, outra grande onda o arrastou.

“Eu podia ouvir meu filho me chamando em terra, mas não queria responder a ele, porque não queria que ele nadasse para tentar me encontrar”, disse Folau.

“As ondas não paravam de girar de um lado para outro […] O que me veio à mente é que no mar há vida e morte. Só quando chegar à praia que você sabe se está vivo ou morto”.

Folau disse que conseguiu nadar lentamente 7,5 quilômetros até a ilha principal de Tongatapu, chegando à costa 27 horas depois, na noite de domingo.

Seu heroísmo se tornou viral nas redes sociais, com um post no Facebook que o chamava de “Aquaman da vida real”, referindo-se ao personagem dos quadrinhos e filme.

Quando perguntado se ele sabia quem era Aquaman, Folau disse que ainda não sabia.

A Reuters não conseguiu verificar as informações de forma independente.

A ilha de Atata, que fica a cerca de 8 quilômetros a noroeste de Nuku’alofa, e a 30 minutos em uma viagem de barco, foi quase toda destruída pelo tsunami que atingiu as ilhas.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN