Idade e peso de Donald Trump incluem presidente em grupo de risco da Covid-19

Presidente americano testou positivo para doença nesta sexta; segundo o infectologista, fase inicial da doença não é o momento de apresentar uma piora clínica

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Diagnosticado com Covid-19, Donald Trump foi levado ao hospital militar no início da noite desta sexta-feira (2) para avaliação médica. A idade e o peso do presidente norte-americano fazem com que ele seja enquadrado no grupo de maior risco para a Covid-19.

Além de ser idoso (74 anos), Trump está acima do peso. Segundo a imprensa norte-americana, ele tem 1,90m de altura e cerca de 110 kg, um IMC de 30.47, índice classificado pela Organização Mundial de Saúde como obesidade. Os dois fatores, segundo a OMS, agravam a evolução da doença.

Em entrevista à CNN, o infectologista Julio Croda pondera que o presidente deve ter um cuidado maior, monitorar melhor os sinais vitais, especialmente o nível de oxigênio no sangue.

“Muito provavelmente ele fará exames para ver se tem algum comprometimento pulmonar, e, estando no hospital, isso tudo é mais fácil”, afirmou Croda.

O infectologista também disse acreditar que Trump está numa “condição estável”.

“Não acredito, nesse momento, que ele teve uma piora significativa. Essa transferência foi programada, ele foi andando até o helicóptero. Se tivesse qualquer falta de ar estaria claro”, explicou.

Trump testou positivo para o novo coronavírus na manhã de hoje. Os primeiros dias de sintomas, segundo Croda, não é o momento de apresentar uma piora clínica.

“Então, foi mais por precaução mesmo, principalmente para ter um monitoramento mais adequado”, falou.

Assista e leia também:

Jornalistas que trabalham na Casa Branca estão testando positivo para Covid-19

Após tomar hidroxicloroquina para prevenção, Trump é diagnosticado com Covid-19

‘Um lembrete de quanto o vírus é sério’, diz Biden sobre diagnóstico de Trump

Donald Trump, que contraiu o novo coronavírus, está em dois grupos de risco da d
Donald Trump, que contraiu o novo coronavírus, está em dois grupos de risco da doença (02.out.2020)
Foto: CNN Brasil

Em nota, o médico que atende o presidente informou que Trump foi medicado com uma dose de Regeneron, um coquetel de anticorpos para a Covid-19 que está em teste nos Estados Unidos.

Segundo o especialista, o uso do medicamento não indica gravidade da doença. Isso porque, explicou ele, o remédio deve ser utilizado na fase inicial do quadro clínico.

Trump fez uso da hidroxicloroquina para a prevenção da Covid-19. Croda lembrou que não há nenhuma comprovação científica da eficácia do medicamento tanto no tratamento como na prevenção do novo coronavírus.

(Edição: Sinara Peixoto)

 

Mais Recentes da CNN