Imagens de satélite mostram destruição de usina em Mariupol usada como abrigo

Fotos mostram buracos grandes nos telhados, o que significa que os prédios foram alvo de um ataque militar

Usina de aço em Mariupol teve telhados totalmente destruídos
Usina de aço em Mariupol teve telhados totalmente destruídos Reprodução/CNN

Da CNN

Ouvir notícia

Novas imagens de satélite da Maxar Technologies mostram a destruição de quase todos os edifícios da siderúrgica Azovstal, o último reduto ucraniano em Mariupol. Os porões da usina são usados como abrigo por tropas ucranianas e moradores.

As fotos tiradas pelo satélite mostram buracos grandes nos telhados, o que significa que os prédios foram alvo de um ataque militar. Alguns aparecem completamente desmoronados e alguns edifícios foram reduzidos a escombros.

Muitos dos prédios residenciais e governamentais diretamente a leste da usina também foram completamente destruídos.

A CNN informou anteriormente que as forças ucranianas e centenas de moradores restantes se refugiaram nos porões profundos da usina siderúrgica. Não está claro pelas imagens de satélite tiradas na sexta-feira (29) se algum dos ataques militares destruiu alguma das instalações do porão.

Sviatoslav Palamar, comandante do regimento Azov na usina, disse à CNN na sexta-feira que a usina foi intensamente bombardeada por artilharia, navios e ataques aéreos.

“Há porões e bunkers que não podemos alcançar porque estão sob escombros”, disse o comandante. “Não sabemos se as pessoas estão vivas ou não. Há crianças de quatro meses a 16 anos. Mas há pessoas presas em lugares que você não consegue chegar.”

(Publicada por Carolina Farias)

Mais Recentes da CNN