Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Imagens de satélite mostram forças russas mais próximas da fronteira com a Ucrânia

    Unidades que estavam em bases assumiram posições de campo próximas ao país vizinho

    Helicópteros militares russos em Valuyki, próximo à fronteira com a Ucrânia
    Helicópteros militares russos em Valuyki, próximo à fronteira com a Ucrânia Maxar

    Paul MurphyTim Listerda CNN

    Novas imagens de satélite mostram atividade intensificada das unidades russas perto da fronteira nordeste da Ucrânia, com unidades que estavam em bases assumindo posições de campo.

    As imagens de satélite foram coletadas pela Maxar neste domingo (20).

    A empresa avalia que “várias novas implantações de campo de equipamentos blindados e tropas foram observadas a noroeste de Belgorod e perto de Soloti e Valuyki, na Rússia”. Essas cidades ficam a 35 quilômetros da fronteira russa com a Ucrânia.

    “Esta nova atividade representa uma mudança no padrão dos desdobramentos observados anteriormente de grupos de batalha (tanques, veículos blindados, artilharia e equipamentos de apoio). guarnições militares e áreas de treinamento”, destaca a Maxar.

    “A maioria das unidades de combate e equipamentos de apoio em Soloti partiu e extensas faixas de veículos e alguns comboios de equipamentos blindados são vistos em toda a área”.

    Equipamentos blindados em Belgorod / Maxar

    As imagens mostram que acampamentos que continham forças substanciais no último domingo, 13 de fevereiro, agora estão relativamente vazios.

    Separadamente, a CNN geolocalizou vários vídeos da região no fim de semana que mostram longas filas, incluindo tanques e veículos de combate de infantaria movendo-se pelas áreas rurais de Belgorod.

    “Outras unidades estão implantadas em áreas agrícolas e/ou industriais”.

    A CNN observou que alguns tanques e outros veículos na área parecem ter sido marcados com um grande “Z” – sugerindo que eles estão formando uma unidade de combate.