“Impossível deixou de ser impossível”, diz Lula sobre encontro com Trump

Presidentes se viram brevemente na ONU e falaram em organizar reunião

Tiago Tortella, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (24) que foi uma satisfação encontrar com o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, na sede da ONU, em Nova York.

"Tive uma outra satisfação, de ter o encontro com o presidente Trump. Aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu, e eu fiquei feliz quando ele disse que pintou uma química entre nós", comentou durante coletiva de imprensa.

Lula ressaltou que torce para que o encontro dê certo, avaliando que EUA e Brasil são as duas maiores democracias do continente.

"Temos muitos interesses empresariais, temos muitos interesses industriais, tecnológicos e científicos, muitos interesses no debate sobre a questão digital e inteligência artificial, na questão comercial", comentou.

"Não há por que Brasil e Estados Unidos vivam em momentos de conflito", adicionou, pontuando que deixou claro a Trump que eles têm "muito a conversar".

Lula e Trump se encontraram brevemente na terça-feira (23), durante troca de lugares para discursar na Assembleia Geral da ONU. Na ocasião, o líder americano afirmou que teve "química excelente" com o brasileiro e que combinaram de se encontrar.

A revelação da possibilidade da conversa por Donald Trump surpreendeu, pois fontes do governo ressaltavam a dificuldade de conseguir diálogo com a Casa Branca em meio ao tarifaço.

Além disso, a fala do líder americano foi feita um dia após os Estados Unidos revelarem mais sanções contra autoridades brasileiras, além da esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.