Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Incêndio no Parlamento sul-africano é contido, mas Assembleia está destruída

    Incêndio que pode ter sido criminoso começou domingo e foi contido pelos bombeiros, mas não a tempo de salvar a Câmara Baixa do Parlamento sul-africano

    Wendell RoelfOlivia Kumwenda-Mtamboda Reuters

    Autoridades da África do Sul anunciaram nesta terça-feira (4) que conseguiram conter um incêndio supostamente criminoso em um edifício do Parlamento do país. As chamas foram controladas após um reinício do incêndio, que destruiu completamente a Assembleia Nacional, local conhecido como Câmara Baixa do Congresso.

    Um homem de 49 anos foi levado ao tribunal acusado de cinco crimes, incluindo incêndio criminoso e posse de um dispositivo explosivo. O advogado Zandile Christmas Mafe, que representa o suspeito, disse que ele nega as acusações e que irá se declarar inocente.

    A Assembleia Nacional, na Ala Nova do complexo do Parlamento, foi “completamente destruída, do chão até o topo”, afirmou o Chefe do Bombeiros da Cidade do Cabo, Ian Schnetler, a jornalistas. “Será necessária uma grande restauração para voltar ao que era antes”, disse a autoridade.

    Em nota, autoridades municipais disseram que o fogo foi controlado à meia-noite, horário local.

    “Equipes estão agora trabalhando pelo edifício, projetado como um labirinto, sala após sala, enquanto tentam localizar e extinguir focos de incêndio”, aponta a nota.

    “Esse é um processo demorado, enquanto algumas salas precisam ter seus revestimentos de madeira retirados para que sejam identificados focos ocultos de calor.”

    O incêndio começou no domingo (2). Na segunda-feira, autoridades haviam retirado alguns dos caminhões dos bombeiros e disseram que estavam extinguindo as brasas, mas as chamas começaram novamente, causando danos mais extensivos à Nova Ala.

    Tópicos