Índia registra 3.998 mortes por Covid, maior número de mortes em um mês no país

País tem 31,22 milhões de infectados e número oficial de mortos chega a 418.480; órgãos internacionais estimam que país tenha 4,9 milhões de mortos por Covid

Fila para entrar em estação de trem antes do início de um lockdown para conter a Covid-19 em Mumbai, na Índia
Fila para entrar em estação de trem antes do início de um lockdown para conter a Covid-19 em Mumbai, na Índia Foto: Stringer/Getty Images (14.abr.2021)

Da Reuters, em Mumbai

Ouvir notícia

 A Índia registrou 3.998 mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (21), o maior número de mortos em um mês no país. O número foi revisado depois que seu estado mais rico fez uma recontagem de mortes por Covid-19, de acordo com o ministério da saúde indiano.

Maharashtra, lar da capital financeira de Mumbai, relatou 130.753 das 418.480 mortes por coronavírus do país, e acrescentou 3.509 mortes anteriores à sua contagem, disse o Ministério da Saúde nesta quarta-feira.

O ministério não deu um motivo, mas as autoridades atribuíram no passado outros casos de mortes não notificadas a erros administrativos, antes de os erros serem descobertos e os números aparecerem nos dados oficiais.

No mês passado, o pobre estado de Bihar, no norte, aumentou seu número de mortos em mais de 5.000 por dia, quando incluiu alguns dados até então não registrados.

O súbito aparecimento de mortes não registradas deu peso à suspeita de que a contagem geral de mortes na Índia é significativamente maior do que a cifra oficial, e que o número de mortes esteja subnotificado.

O total de infecções na Índia é de 31,22 milhões, com um número oficial de mortos de 418.480, de acordo com dados oficiais.

No entanto, o Centro de Desenvolvimento Global, com sede em Washington, em um relatório divulgado nesta terça-feira (20), estima que a Índia possa ter por volta de 4,9 milhões de mortos por Covid-19.

Na quarta-feira, o governo anunciou 42.015 novas infecções por coronavírus nas 24 horas anteriores, segundo dados do ministério da saúde.

(Reportagem de Shilpa Jamkhandikar em Mumbai e Nallur Sethuraman em Bengaluru; Edição de Clarence Fernandez, Robert Birsel)

Mais Recentes da CNN