Irã afirma que Israel atacou reator de água pesada

Instalação foi o foco do acordo nuclear de 2015 com os Estados Unidos e outras potências

Lex Harvey
Uma imagem de satélite da Usina de Enriquecimento de Combustível de Fordow, no Irã, como era em 2004.
Uma imagem de satélite da Usina de Enriquecimento de Combustível de Fordow, no Irã, como era em 2004.  • Maxar Technologies via CNN Newsource
Compartilhar matéria

O Irã afirmou que Israel atacou o reator de água pesada de Arak, uma instalação nuclear localizada a cerca de 250 quilômetros a sudoeste de Teerã, de acordo com a agência de mídia estatal IRIB.

Dois projéteis foram disparados contra a instalação por volta das 6h, horário local, informou a IRIB. A instalação não foi seriamente danificada e não há radiação, informou a agência.

Na quinta-feira anterior (12), as Forças de Defesa de Israel emitiram um alerta de evacuação para moradores próximos à instalação de Arak, dizendo: "A presença nesta área coloca sua vida em risco."

O reator de água pesada de Arak foi o foco do acordo nuclear de 2015 com os Estados Unidos e outras potências, pois a água pesada (ou óxido de deutério) pode ser usada para produzir plutônio – proporcionando ao Irã uma segunda via para uma potencial bomba nuclear, além do urânio enriquecido.

Segundo o acordo, o Irã era obrigado a transformar Arak em uma instalação de pesquisa pacífica, que não poderia mais produzir plutônio para armas.

No entanto, nos anos que se seguiram à retirada dos EUA, o Irã violou alguns aspectos do acordo e não permite mais que inspetores da ONU monitorem sua produção ou estoques de água pesada.

O ataque ocorre quase uma semana depois de Israel ter atacado três instalações nucleares iranianas – Natanz, Isfahan e Fordow – e vários cientistas renomados.

Tópicos