Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Irã alerta que responderá a qualquer ataque dos EUA, diz autoridade militar

    Comentários de autoridades iranianas foram feitos um dia depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que decidiu como responder a um ataque de drone que matou militares americanos na Jordânia

    Da Reuters

    O Irã responderá a qualquer ameaça dos Estados Unidos, disse o chefe da Guarda Revolucionária Iraniana, Hossein Salami, nesta quarta-feira (31).

    “Ouvimos ameaças vindas de autoridades norte-americanas, dizemos a eles que já nos testaram e agora nos conhecem, nenhuma ameaça ficará sem resposta”, disse Salami, segundo a agência de notícias Tasnim.

    Em janeiro de 2020, as Forças Armadas iranianas atacaram a base americana de Ain al-Asad, no Iraque, logo após um ataque de drones dos EUA em Bagdá que matou Qassem Soleimani, o comandante da força de elite Quds dos Guardas Revolucionários do Irã.

    O embaixador do Irã na ONU, Amir Saeid Iravani, também alertou nesta quarta-feira que Teerã responderia de forma decisiva a qualquer ataque ao seu território, aos seus interesses ou a cidadãos iranianos fora das suas fronteiras.

    Os comentários de autoridades iranianas foram feitos um dia depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que decidiu como responder a um ataque de drone que matou militares americanos na Jordânia, sem dar mais detalhes.

    Vários membros da Guarda Revolucionária Iraniana foram mortos na sequência de ataques israelenses na Síria, tendo cinco membros morrido em 20 de janeiro e outros dois em 25 de dezembro.

    Na segunda-feira, outro ataque de Israel atingiu o que a Tasnim descreveu como um “centro de aconselhamento militar iraniano” na Síria, matando duas pessoas, mas o enviado do Irã à Síria negou os detalhes sobre o alvo e disse que as vítimas não eram iranianas.

    Em 15 de janeiro, o Irã atacou o que diz ser um “quartel-general de espionagem” israelense na região semiautônoma do Curdistão iraquiano.