Israel acredita que Hamas sabe onde alguns corpos estão, dizem fontes

Conteúdo exclusivo: Grupo palestino pode ter acesso aos restos mortais de pelos menos outros seis reféns mortos durante a guerra na Faixa de Gaza

Tal Shalev e Eugenia Yosef, da CNN
Compartilhar matéria

Israel acredita que o grupo palestino Hamas conhece a localização de alguns dos reféns mortos que alega estarem desaparecidos, segundo duas fontes israelenses familiarizadas com o assunto, enquanto a disputa sobre a devolução dos corpos continua.

Até o momento, o grupo devolveu os corpos de nove dos 28 reféns mortos.

Uma das fontes disse que Israel acredita que o Hamas tem acesso a pelo menos seis outros corpos, e possivelmente mais do que isso. A fonte afirma que Israel sabe que cinco dos corpos “desapareceram”, enquanto há uma disputa em andamento com o Hamas sobre o paradeiro de outros reféns mortos.

Mas o grupo nega saber a localização ou ter acesso a mais corpos.

A ala militar do Hamas afirmou na quarta-feira (15) que “esforços significativos e equipamentos especiais” são necessários para recuperar os corpos dos reféns restantes em Gaza.

Em um comunicado, as Brigadas Al-Qassam afirmaram ter “cumprido o que foi acordado e entregue todos os prisioneiros vivos em sua posse e os cadáveres aos quais tiveram acesso”.

Israel tentou pressionar o Hamas a liberar mais corpos, restringindo a ajuda que deveria entrar sob o acordo de cessar-fogo. Em vez de 600 caminhões, apenas 300 entraram na quarta-feira, informou uma autoridade israelense.

Enquanto isso, o governo israelense considera novas medidas, como mais restrições à ajuda ou a reocupação do corredor de Netzarim, que divide Gaza entre o norte e o sul.

Israel e o Hamas concordaram com um mecanismo para procurar restos mortais de corpos cujo paradeiro é desconhecido, mas ele ainda não começou a operar.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original