Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Israel apresenta mapa com rotas de fuga em Gaza para “próxima fase da guerra”

    Segundo a ONU, 80% da população de Gaza já foi obrigada a se deslocar internamente

    Prédios destruídos por ataques israelenses em Gaza
    Prédios destruídos por ataques israelenses em Gaza 28/11/2023 REUTERS/Alexander Ermochenko

    Celine Alkhaldida CNN

    As Forças de Defesa de Israel (FDI) apresentaram um novo mapa que mostra Gaza dividida em centenas de distritos numerados mostrando “zonas de evacuação” a serem usadas no “próximo estágio da guerra”, depois que o acordo de trégua expirou e os combates recomeçaram na sexta-feira.

    “O mapa publicado divide o território de Gaza em zonas de acordo com áreas reconhecíveis. Isso permite que os moradores de Gaza se orientem e evacuem de lugares específicos para sua segurança, se necessário”, disse o comunicado.

    A IDF disse que o novo mapa deveria reduzir as mortes quando realizar ataques em áreas civis onde diz que o Hamas tem infraestrutura militar.

    As informações foram divulgadas em inglês, árabe e hebraico nas redes sociais e por meio de um folheto.

    Mais cedo na sexta-feira, a IDF lançou folhetos em áreas do sul de Gaza, que incluíam um código QR Code que se conecta ao mapa quando digitalizado.

    Mas as telecomunicações e a infraestrutura elétrica em Gaza sofreram grandes danos ao longo das semanas de bombardeio entre 7 de outubro e o início da trégua temporária em 24 de novembro. Muitos moradores ficaram sem acesso à internet e energia.

    A ONU estima que até 1,8 milhão de pessoas em Gaza, ou quase 80% da população, se deslocaram internamente sendo obrigadas a deixar suas casas.