Israel recebe corpo de refém morto em Gaza, diz Exército

Após a confirmação da identidade, o Hamas terá entregue os corpos de 16 dos 28 reféns mortos que faziam parte do acordo de cessar-fogo

Ibrahim Dahman, Dana Karni e Mitchell McCluskey, da CNN
Manifestação pela libertação de reféns de Gaza em Jerusalém  • 6/9/2025 REUTERS/Ronen Zvulun
Compartilhar matéria

Israel recebeu o corpo de um refém falecido de Gaza nesta segunda-feira (27), disseram as Forças de Defesa de Israel (IDF) e a Agência de Segurança de Israel (ISA) em uma declaração conjunta.

Mais cedo, o Hamas transferiu o corpo para a Cruz Vermelha no norte de Gaza.

Os restos mortais serão formalmente identificados no Instituto Nacional de Medicina Legal em Tel Aviv.

Se for confirmado que o corpo é de um refém, o Hamas terá entregue os corpos de 16 dos 28 reféns mortos que faziam parte do acordo de cessar-fogo. Os corpos de mais 12 permanecem em Gaza.

Um dos corpos em uma troca anterior foi posteriormente descoberto que não era de um refém, mas de um palestino de Gaza, embora o Hamas tenha dito que identificou o corpo incorretamente, em vez de ter enviado o corpo errado intencionalmente.

 

A indignação se intensificou em Israel devido ao atraso na entrega dos corpos dos reféns, conforme estipulado no acordo de cessar-fogo.

Manifestantes têm se reunido com frequência na Praça dos Reféns, em Tel Aviv, para exigir a libertação dos corpos restantes.

Esta semana, máquinas pesadas do Egito entraram em Gaza para ajudar na busca pelos corpos dos reféns.

O Hamas disse anteriormente que entregou todos os restos mortais de reféns aos quais conseguiu acesso e que “esforços extensivos e equipamentos especiais” seriam necessários para recuperar mais.

A inteligência israelense avaliou que o Hamas pode não conseguir encontrar e devolver todos os reféns mortos em Gaza. Mas Israel acredita que o Hamas sabe a localização de alguns dos reféns mortos que alega estarem desaparecidos.