Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Japão e Filipinas assinam acordo de defesa histórico

    Países poderão mobilizar tropas em território vizinho em meio à escalada das tensões no Mar do Sul da China

    Presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr. com a chanceler japonesa, Yoko Kamikawa e o ministro da defesa japonês, Minoru Kihara
    Presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr. com a chanceler japonesa, Yoko Kamikawa e o ministro da defesa japonês, Minoru Kihara Reuters

    Jay ErenoPeter Blazada Reuters

    As Filipinas e o Japão assinaram nesta segunda-feira (8) um acordo de acesso recíproco (RAA) que permite a mobilização de forças no território um do outro, um marco nas suas relações de segurança em meio às crescentes tensões no Indo-Pacífico.

    A ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, descreveu o pacto, que facilita a entrada de equipamentos e tropas para treinamento de combate e resposta a desastres, como uma “conquista histórica”.

    O acordo é o primeiro deste tipo a ser assinado pelo Japão na Ásia e coincide com um aumento na agressão por parte de navios chineses no disputado Mar do Sul da China.

    Tanto as Filipinas como o Japão, dois dos aliados asiáticos mais próximos dos Estados Unidos, adotaram uma posição forte contra o que consideram uma China cada vez mais assertiva no Mar do Sul da China , uma região onde as reivindicações expansivas de Pequim entram em conflito com as de vários países do Sudeste Asiático.