Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Japão e Filipinas firmam acordo de defesa em meio à crise diplomática

    Países tentam frear avanço de Pequim no Mar do Sul da China

    Embarcações de China e Filipinas no Mar do Sul da China
    Embarcações de China e Filipinas no Mar do Sul da China 5/3/2024 REUTERS/Adrian Portugal/

    Mikhail Floresda Reuters

    As Filipinas e o Japão assinarão um acordo de defesa na segunda-feira (8) que permitirá que as suas forças militares visitem o solo um do outro, informou neste domingo (7) o gabinete de comunicações do presidente filipino.

    O presidente Ferdinand Marcos Jr. testemunhará a assinatura do Acordo de Acesso Recíproco Filipinas-Japão logo após uma ligação de cortesia do ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, e do ministro da Defesa, Minoru Kihara, disse seu gabinete.

    Kamikawa e Kihara estão em Manila para se encontrarem com seus homólogos filipinos na segunda-feira para discutir o aprofundamento da cooperação em defesa entre dois aliados importantes dos Estados Unidos na Ásia.

    As Filipinas têm reforçado os laços com os vizinhos e outros países para combater o que descreve como a crescente agressão da China no Mar do Sul da China.

    O Japão, por outro lado, enfrentou a China no Mar da China Oriental por causa de pequenas ilhas desabitadas que Pequim chama de Diaoyu e Tóquio chama de Senkaku.

    As negociações formais para um Acordo de Acesso Recíproco entre as Filipinas e o Japão começaram em novembro.