Kim Jong Un pede preparação para guerra durante exercícios aéreos

Líder norte-coreano realizou uma série de movimentações militares neste mês, reafirmando a aliança do país com a Rússia

Reuters
O líder norte-coreano Kim Jong Un 09/05/2025KCNA via REUTERS  • REUTERS
Compartilhar matéria

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, supervisionou exercícios da força aérea do país e ressaltou a necessidade de uma intensificação na preparação para a guerra, informou a mídia estatal no sábado (17).

Kim, que inspecionou os exercícios de combate antiaéreo e de ataque aéreo da 1ª Divisão Aérea da Coreia do Norte na quinta-feira, pediu que "todas as unidades de todas as forças armadas" realizassem "um avanço na preparação para a guerra", informou a KCNA.

As imagens dos exercícios na TV estatal norte-coreana mostraram um jato MiG-29 lançando um míssil, que parecia ser uma versão norte-coreana de um míssil de médio a longo alcance desenvolvido pela Rússia, disse Hong Min, analista da Coreia do Norte no Instituto Coreano para a Unificação Nacional.

Até agora, neste mês, Kim supervisionou um teste de míssil, inspecionou fábricas de tanques e munições, fez uma rara visita à embaixada russa em Pyongyang, reafirmando a aliança do país com a Rússia, e supervisionou exercícios de disparo de tanques e treinamento de unidades de operações especiais.