Leopardo-das-neves testa positivo para Covid-19 em zoológico dos EUA

Felino fez o teste após apresentar tosse e coriza, mas não apresenta outros sintomas, segundo zoológico de San Diego

Foto: Um leopardo da neve macho no zoológico de San Diego testou positivo para SARS-CoV-2 após mostrar sintomas de tosse e secreção nasal / zoológico de San Diego

Rachel Trent, da CNN

Ouvir notícia

Um raro leopardo-das-neves do zoológico de San Diego, na Califórnia (EUA), que não foi vacinado, apresentou resultado positivo para o novo coronavírus. Mas o zoológico continua vacinando outros animais.

Na quinta-feira passada (22), especialistas em cuidados com a vida selvagem notaram que o leopardo da neve estava com tosse e secreção nasal, disse o zoológico em um novo comunicado. Os testes preliminares confirmaram o vírus que causa a Covid-19.

O zoológico disse que não sabe como o leopardo da neve foi infectado. De acordo com o Snow Leopard Trust, pode haver apenas cerca de 4.000 a 6.000 leopardos da neve restantes no mundo.

Em janeiro, o zoológico começou a vacinar seus animais com vacinas, que não se destinam ao uso humano. O zoológico vacinou vários primatas depois que os gorilas do zoológico testaram positivo para o vírus. Os gorilas se recuperaram totalmente.

As equipes veterinárias do zoológico estão se concentrando na vida selvagem com maior risco de contrair o vírus, incluindo leopardos, leões, tigres, chitas, onças, leões da montanha e outros, de acordo com o comunicado do zoológico.

O leopardo-das-neves parece estar bem e não apresenta sintomas adicionais, disse o zoológico.

O leopardo-das-neves compartilha seu habitat com uma fêmea da mesma espécie e dois leopardos-de-amur. Esses animais estão em quarentena e monitorados de perto.

Esta não é a primeira vez que um leopardo-das-neves testou positivo nos EUA. Em dezembro, três leopardos-das-neves no zoológico de Louisville tiveram confirmação de infecção pelo novo coronavírus. Esses leopardos apresentaram sintomas leves e se acredita que tenham sido infectados por um membro assintomático da equipe.

Testes no zoológico e no Sistema de Laboratório de Segurança Alimentar e Saúde Animal da Califórnia confirmaram o teste positivo do leopardo-das-neves do zoológico de San Diego. Os resultados dos Laboratórios de Serviços Veterinários Nacionais do Departamento de Agricultura dos EUA ainda estão pendentes.

(Texto traduzido. Leia aqui o original em inglês.)

Mais Recentes da CNN