Líder da UE discute disputa sobre a Groenlândia com congressistas dos EUA

Ursula von der Leyen se reuniu com delegação americana em Davos, na Suíça

Billy Stockwell, da CNN
Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen em Bruxelas
Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen em Bruxelas  • REUTERS/Stephanie Lecocq
Compartilhar matéria

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discutiu a escalada da disputa entre os Estados Unidos e a Europa sobre a Groenlândia com uma delegação do Congresso americano em Davos, na Suíça.

“Encontrei-me com uma delegação bipartidária do Congresso dos Estados Unidos”, relatou em publicação no X, acrescentando que abordou “a necessidade de respeitar de forma inequívoca a soberania da Groenlândia e do Reino da Dinamarca”.

A chefe da UE disse que essa necessidade é de “importância máxima para a nossa relação transatlântica”, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas a vários aliados caso não seja alcançado um acordo para a compra, pelos EUA, do território dinamarquês.

Líderes mundiais estão a caminho de Davos nesta semana para o Fórum Econômico Mundial, um evento anual em que elites globais se reúnem para tratar das questões internacionais mais urgentes. O tema deste ano é “Um Espírito de Diálogo”.

“A União Europeia continua pronta para trabalhar de forma estreita com os Estados Unidos, a Otan e outros aliados, em cooperação próxima com a Dinamarca, para avançar nossos interesses comuns de segurança”, disse ela.

Em resposta às tarifas ameaçadas por Trump, von der Leyen afirmou que tais medidas vão na contramão dos “interesses compartilhados”.