Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líder do Hamas deverá se encontrar com o presidente da Turquia no sábado (20)

    Presidente turco confirma a reunião, mas não disse quais temas serão tratados

    Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan
    Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan 19/12/2023REUTERS/Bernadett Szabo

    Isil SariyuceScott McLeanda CNN

    O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, confirmou relatos da mídia turca de que o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, visitará a Turquia no próximo sábado (20). Erdogan, porém, não comentou qual será o tema da reunião. “O que falaremos ficará entre nós por enquanto. E tomaremos nossas medidas de acordo [com o que for discutido].”

    Em relação à última escalada de violência no Oriente Médio, com ataques mútuos entre Israel e Irã, Erdogan demonstra lamentar a falta de liderança internacional.

    “Israel diz coisas diferentes. O Irã, claro, tem opiniões diferentes. Ninguém reivindicou o [ataque]. E não há nenhuma declaração razoável até agora. Não se pode dizer ‘O que o Irã diz está certo’. Também não se pode dizer “O que Israel diz está certo”. Quando olhamos para os EUA, eles dizem: ‘Estávamos cientes, não estávamos cientes’”, disse Erdogan ao falar aos repórteres em Istambul.

    O presidente da Turquia disse também que não ficou surpreso com o veto dos EUA na quinta-feira (18) à resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que teria aberto o caminho para o reconhecimento total de um Estado palestino pela ONU.

    “No CSNU, enquanto o mundo apoiava a Palestina, a América apoia Israel novamente. Não esperávamos nada diferente, mas isso nos deu a oportunidade de ver isso”, disse ele.