Líderes mundiais lamentam queda de avião com mais de 200 mortos na Índia

Aeronave que caiu pouco depois de decolar tinha passageiros de diferentes nacionalidades abordo

Marcella Brasil, da CNN*
Compartilhar matéria

Um avião com 242 pessoas a bordo caiu na cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia, nesta quinta-feira (12). Segundo a companhia aérea Air India, a aeronave havia pessoas com diferentes nacionalidades a bordo, incluindo 169 cidadãos indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense.

Alguns líderes mundiais se pronunciaram nesta quinta-feira (12) sobre o acidente aéreo que deixou mais de 200 mortos, segundo a polícia indiana.

O rei Charles, do Reino Unido, disse que ele e sua esposa ficaram "desesperadamente chocado com os terríveis acontecimentos em Ahmedabad esta manhã" em um comunicado.

"Nossas orações especiais e a mais profunda solidariedade estão com as famílias e amigos de todos os afetados por este incidente trágico e terrível em tantas nações, enquanto aguardam notícias de seus entes queridos" acrescentou ele.

O monarca ainda citou aqueles que ajudaram os afetados na queda "Gostaria de prestar uma homenagem especial aos esforços heroicos dos serviços de emergência e a todos aqueles que prestaram ajuda e apoio neste momento tão doloroso e traumático."

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, falou na rede social X, que as imagens do avião com destino a Londres são devastadoras e que está se mantendo informado.

"As cenas que se seguem, de um avião com destino a Londres, transportando muitos cidadãos britânicos, caindo na cidade indiana de Ahmedabad, são devastadoras", disse ele.

"Estou sendo mantido informado sobre o desenrolar da situação e meus pensamentos estão com os passageiros e suas famílias neste momento profundamente angustiante", acrescentou.

Portugal

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, expressou votos de solidariedade e mencionou os passageiros portugueses que estavam no avião em um post no X.

"Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do trágico acidente de aviação na Índia, no qual seguiam 7 cidadãos com nacionalidade portuguesa. Em meu nome e do Governo, quero expressar votos de pesar e profunda solidariedade para com os familiares das vítimas", publicou ele.

Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse estar devastado com o acidente aéreo e está se atualizando sobre o ocorrido.

"Devastado ao saber da queda de um avião da Air India com destino a Londres, em Ahmedabad, transportando 242 passageiros — incluindo um canadense. Meus pensamentos estão com os entes queridos de todos a bordo" disse ele, no X.

"As autoridades de transporte do Canadá estão em contato próximo com seus colegas e estou recebendo atualizações regulares sobre o desenrolar da resposta a esta tragédia", acrescentou.

Itália

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, expressou sinceras condolências em nome do governo às famílias dos afetados.

"Profundamente consternada com o trágico acidente aéreo em Ahmedabad, em nome do Governo italiano e de mim mesma, expresso minhas sinceras condolências às famílias das vítimas e nossa total solidariedade ao povo indiano neste momento de grande pesar."

França

O presidente da França, Emmanuel Macron, também falou sobre o acidente no X, citando o primeiro-ministro da Índia. "Soubemos com profunda emoção do trágico acidente aéreo em Ahmedabad, Índia. Neste momento de pesar, transmito nossos sinceros pensamentos aos entes queridos das vítimas e ao primeiro-ministro"

 

Austrália

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, falou que a notícia sobre a queda do avião é "absolutamente devastadora" e o governo está acompanhando as atualizações sobre o ocorrido.

"Neste momento de tragédia, os pensamentos da Austrália estão com todos os afetados. Nosso governo está recebendo atualizações regulares e continuaremos monitorando a situação de perto.", falou ele no X

Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que as notícias sobre a queda são terríveis e mandou suas condolências para o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e a todo o povo indiano.

"Nossos pensamentos estão com todos os familiares e amigos das vítimas na Índia, Reino Unido, Portugal e Canadá. Compartilhamos seu choque e pesar neste dia trágico. Todos rezamos para que o maior número possível de vidas seja salvo e desejamos uma rápida recuperação aos feridos", publicou ele no X.

Singapura

O primeiro-ministro da Singapura, Lawrence Wong, se pronunciou através de um post no X, dizendo estar "profundamente entristecido pelo trágico acidente aéreo da Air India em Ahmedabad, hoje mais cedo".

"A perda de tantas vidas é de partir o coração. Expressamos nossas mais profundas condolências às famílias que perderam entes queridos e ao povo da Índia neste momento de tristeza", acrescentou ele.

Israel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, falou que ficou triste ao saber do acidente da Air India, e mencionou o líder da Índia, Narendra Modi em uma publicação na conta oficial do gabinete.

"Ao meu amigo @PMOIndia @narendramodi e ao povo da Índia, fiquei triste ao saber do trágico acidente da Air India, que tirou a vida de 242 homens, mulheres e crianças. Meus pensamentos e orações estão com as famílias dos mortos"

*Sob supervisão de Derla Cardoso