Lituânia ensina crianças a pilotarem drones em meio à tensão com Rússia

Segundo autoridade, o país está desenvolvendo a capacidade de se tornar um “ouriço para o inimigo”

Janis Laizans e Anna Lubowicka, da Reuters
Lituânia ensina habilidades de drones para crianças na fronteira leste com a Rússia  • Reprodução/Reuters
Compartilhar matéria

Na fronteira com a Rússia, a Lituânia inaugurou a primeira de nove escolas de drones em todo o país, que ensinam adultos e, agora, também crianças.

Crianças de até 10 anos aprenderão a pilotar, construir e programar um drone nas escolas, administradas pelo Ministério da Defesa.

“Estamos desenvolvendo nossas capacidades para sermos, você sabe, um ouriço para o nosso inimigo”, afirmou o vice-ministro da Defesa, Tomas Godliauskas, nesta terça-feira (16).

“Trata-se de construir capacidades militares defensivas, que a Lituânia está levando muito a sério, vivendo em vizinhança com a Rússia e a Bielorrússia”, acrescentou.

A escola na cidade de Taurage, a 20 km do território russo de Kaliningrado, as crianças praticaram voos virtuais em computadores ou com drones de verdade — um menino praticou pilotar um minidrone para cima e para baixo, supervisionado pelos professores, apesar de às vezes ainda cair no chão.

As crianças estão entusiasmadas e a frequência tem sido perfeita até agora, disse a professora.

A Polônia abateu drones russos na última quarta-feira (10), na primeira ação do tipo conhecida por um membro da aliança militar ocidental durante a guerra da Rússia na Ucrânia.

Dias depois, a Romênia enviou jatos quando um drone russo invadiu seu espaço aéreo.