Polônia abate drones russos em seu território e fecha aeroportos

O comando operacional polonês afirmou que uma operação militar estava em andamento e pediu que moradores permanecessem em suas casas

Brad Lendon, Nina Subkhanberdina e Isaac Yee, da CNN
Terminais e uma pista são vistos no Aeroporto Internacional Chopin em julho de 2020, em Varsóvia, Polônia. As autoridades polonesas fecharam o Aeroporto Internacional de Varsóvia, e aeronaves polonesas e da OTAN foram acionadas após relatos de drones russos sobrevoando o país.  • Jaap Arriens/NURPHO/Associated Press/Arquivo via CNN Newsource
Compartilhar matéria

O exército da Polônia informou nesta quarta-feira (9), no horário local, que abateu drones que violaram seu espaço aéreo durante um ataque russo à vizinha Ucrânia, no que pode ser uma grande provocação para a Europa.

“Armas foram mobilizadas e os serviços estão trabalhando ativamente para localizar os objetos caídos”, disse um comunicado do Comando Operacional da Polônia publicado no X.

O comunicado informou que uma operação militar estava em andamento e pediu aos moradores que permanecessem em suas casas. Informações adicionais sobre os "objetos do tipo drone" não foram fornecidas.

A Polônia é membro da aliança da OTAN, um pacto de defesa transatlântico envolvendo os EUA que emprega o princípio de que um ataque a um é um ataque a todos.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse à CNN que foi informado sobre relatos de drones russos sobrevoando a Polônia.

"Sim", disse ele quando questionado pela CNN se havia recebido um briefing, ao sair de um jantar com o presidente Donald Trump na terça-feira à noite.

Mais cedo, autoridades polonesas fecharam o Aeroporto Internacional de Varsóvia e os militares disseram que aeronaves polonesas e da OTAN foram enviadas após relatos de drones russos sobrevoando o país.

O Comando Operacional Militar polonês disse em um comunicado que “os sistemas de defesa aérea terrestre e de reconhecimento por radar atingiram o mais alto nível de alerta” depois que a Rússia lançou ataques aéreos massivos em território ucraniano.