Lourival Sant’Anna: Rússia não tem condições de dominar a Ucrânia, mas tem poder para destruí-la

Para o analista de Internacional da CNN Lourival Sant'Anna "o custo desta destruição da Ucrânia será tão elevado para Putin em termos econômicos, militares e políticos que ele terá de recuar"

Henrique Andrade, da CNN, São Paulo
Compartilhar matéria

A guerra entre Rússia e Ucrânia completa um mês nesta quinta-feira (24), momento em que o conflito parece estático, sem grandes feitos de nenhum dos dois lados nos últimos dias. A dificuldade de avanço das tropas russas coloca em risco os objetivos do presidente Vladimir Putin.

Para o analista de Internacional da CNN, Lourival Sant’Anna, mesmo que não conquiste o território ucraniano, a Rússia deve causar danos significativos no país. "As tropas russas não têm condições de dominar a Ucrânia, mas têm poder de fogo para destruir a Ucrânia, é isso que eles vão fazer", afirma.

Em entrevista à CNN, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que trabalha para "garantir que Putin será derrotado, esse deve ser o objetivo comum". Para Michel, "essa é uma questão de segurança, pelo futuro da Europa e o futuro do mundo”.

Para Lourival Sant'Anna, a derrota em questão seria aumentar o custo político e militar da empreitada de destruição da Ucrânia. "Quando um criminoso comete um crime, a sociedade o castiga de maneira que ele não reincida e para servir de exemplo para outros", diz o analista.

"Isso que a comunidade internacional está observando, se Putin será premiado e atingirá seus objetivos, ou se ele será castigado a ponto de ter que recuar. O custo desta destruição da Ucrânia será tão elevado para Putin em termos econômicos, militares e políticos que ele terá de recuar", conclui.

Fotos - Veja 10 imagens que marcam um mês de guerra na Ucrânia