Lourival Sant’Anna: Trump usou Casa Branca para comício com foco em negros

Analista de internacional da CNN Lourival Sant'Anna falou sobre o primeiro discurso de Trump após diagnóstico de Covid-19

Da CNN

Ouvir notícia

O primeiro discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após ser diagnosticado com Covid-19 teve um público-alvo bem definido: eleitores negros e latinos.

O analista de internacional da CNN Lourival Sant’Anna lembrou que, em 2016, Trump recebeu apenas 8% dos votos dos negros e 34% dos votos dos latinos. Por isso, em sua primeira aparição pública, feita da sacada da Casa Branca, Trump discursou para apoiadores que integram o grupo “Blackexit”, em referência ao Brexit britânico.

“Esse é um movimento liderado por trumpistas que usam a camiseta azul (dos democratas) e o boné vermelho (republicanos). Querem dizer: ‘vamos sair do voto democrata e votar em Trump”, explicou Sant’Anna.

Leia mais:

‘Estou me sentindo ótimo’, diz Trump em primeiro discurso pós Covid-19
Biden mantém dianteira e Trump tem dificuldade em estados onde venceu em 2016

“Neste evento, ele está fazendo algo novo. Ele está tentando puxar e mobilizar um eleitorado, que não foi dele em 2016, com a promessa de trazer lei e ordem. Uma pesquisa recente da CNN mostrou que 50% dos negros estão preocupados com a criminalidade, contra 30% dos brancos. Esse discurso de lei e ordem, a favor da polícia, é um discurso que potencialmente, na vsião de Trump, poderia ser uma janela de oportunidade para ele atrair o voto dos negros”, disse.

“Se antes era um discurso voltado para os brancos, que moram nos subúrbios e são classe média-alta, hoje o Trump redirecionou o discurso para negros e latinos”, complementou.

(Edição: Leonardo Lellis)

Mais Recentes da CNN