Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Luhansk sofre com quedas de energia e água em toda a região, diz autoridade

    Chefe da administração militar regional acusou russos de destruir infraestrutura devido à falta de progresso no campo de batalha

    Cidadãos recebem ajuda humanitária em Tryohizbenka, Luhansk, em meio a nova rodada de ataques à região
    Cidadãos recebem ajuda humanitária em Tryohizbenka, Luhansk, em meio a nova rodada de ataques à região Sefa Karacan/Anadolu Agency via Getty Images

    Nathan Hodgeda CNN

    Ouvir notícia

    A região de Luhansk, no leste da Ucrânia, sofreu grandes cortes no fornecimento de água e energia devido ao pesado bombardeio russo, disse Serhiy Hayday, chefe da administração militar regional.

    Houve “mais 7.500 quedas de energia, quase toda a região de Luhansk está sem abastecimento de água”, disse Hayday em comunicado no Telegram nesta segunda-feira (25).

    “Nos últimos 10 dias, 10 assentamentos tiveram a energia cortada devido ao bombardeio russo, nove dos quais foram completamente cortados. Isso faz 30.000 famílias sem eletricidade. Só no último dia, 7.500 apartamentos e casas particulares foram cortados”, afirmou.

    Hayday disse que as forças russas passaram a destruir a infraestrutura devido à falta de progresso no campo de batalha.

    “No total, 39 assentamentos tiveram cortes de energia, 26 totalmente e 13 parcialmente”, disse ele, acrescentando que “121.746 consumidores estão sem energia elétrica”.

    Devido a cortes de energia, as estações de bombeamento que fornecem água para Severodonetsk e o distrito de Popasna foram fechadas, e a infraestrutura de abastecimento de água em Rubizhne, Popasna e vilarejos próximos também foi danificada, disse Hayday.

    Ataques no leste ucraniano

    Algumas semanas separaram uma movimentação das tropas russas em direção a Kiev de um aparente “reagrupamento” no leste da Ucrânia — mas as expectativas não contemplavam um recuo russo, e sim uma nova fase da guerra empreendida por Vladimir Putin.

    Segundo o comando das Forças Armadas ucranianas, a principal força militar da Rússia se concentra agora em tomar o controle de toda a área das regiões de Donetsk e Luhansk, que compõem a faixa de terra conhecida como Donbass.

    O exército da Ucrânia está se preparando para um novo ataque russo no lado leste do país desde que Moscou retirou suas forças de perto da capital Kiev e do norte ucraniano no final do mês passado. Além disso, a Rússia também mobilizou um apoio logístico de sua aliada Belarus, segundo relatórios do Reino Unido.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Mais Recentes da CNN