Rússia usa equipamentos de Belarus para suporte no leste ucraniano, diz Reino Unido

"Embora o foco operacional russo tenha mudado, seu objetivo final permanece o mesmo", avalia a inteligência britânica

Exercícios militares conjuntos das forças armadas da Rússia e Belarus na região de Brest, em Belarus
Exercícios militares conjuntos das forças armadas da Rússia e Belarus na região de Brest, em Belarus 19/02/2022 Vadim Yakubyonok/Belta/Handout via REUTERS

Da CNN

Ouvir notícia

Em sua última atualização de inteligência divulgada neste domingo (17), o Ministério da Defesa do Reino Unido disse que as forças russas na Ucrânia estavam direcionando suprimentos fornecidos por sua aliada Belarus para a região leste do país, onde os ataques estão se intensificando.

“As forças russas continuam a redistribuir equipamentos de combate e apoio de Belarus para o leste da Ucrânia. Isso inclui locais próximos a Kharkiv e Severdonetsk”, disse o relatório de inteligência. “A artilharia russa continua a atacar posições ucranianas em todo o leste do país, onde a Rússia planeja renovar sua ofensiva”.

“Embora o foco operacional da Rússia tenha mudado para o leste da Ucrânia, o objetivo final permanece o mesmo”, acrescentou. “Afirmar seu domínio na região, comprometido em obrigar a Ucrânia a abandonar sua orientação euro-atlântica”.

Belarus tem sido usada como trampolim para muitas das operações aéreas da Rússia na Ucrânia, de acordo com informações coletadas por aviões de vigilância da Otan.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN