Lula defende moedas locais em discurso na Cúpula do Mercosul

Presidente argumentou que a utilização de moedas locais do bloco poderia reduzir custos e riscos cambiais, além de facilitar transações digitais

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu, durante discurso na Cúpula do Mercosul nesta quinta-feira (3), a utilização de moedas locais e a implementação de um sistema de pagamento próprio, que possa facilitar transações digitais entre os países do bloco, alegando que as medidas poderiam reduzir custos e minimizar riscos cambiais.

A Cúpula do Mercosul, que reúne os líderes dos países membros e associados para discutir temas prioritários do bloco, marcou o encerramento da presidência temporária da Argentina e a transferência para o Brasil.

Durante sua declaração, o petista destacou seu desejo de reativar o Fórum Empresarial do Mercosul. As iniciativas, segundo Lula, visam fortalecer o comércio dentro do bloco e impulsionar o desenvolvimento econômico da América do Sul.

Novas parcerias e acordos

O petista também expressou otimismo referente à expansão das parcerias comerciais do bloco. "Estou confiante de que, até o fim deste ano, assinaremos os acordos com a União Europeia e com a EFTA, criando uma das maiores áreas de livre comércio do mundo", afirmou.

O discurso incluiu menções a negociações comerciais com o Canadá e os Emirados Árabes. Além disso, Lula enfatizou a necessidade de trabalhar em acordos com o Panamá e a República Dominicana, bem como atualizar os já existentes com a Colômbia e o Equador. O presidente também alegou que o Mercosul precisa estreitar laços com a Ásia, destacando a importância do continente nas cadeias globais.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.