Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mais de 1.700 pessoas pedem ajuda ao governo brasileiro para deixar Israel

    Primeiros brasileiros devem ser resgatados na tarde desta terça-feira (10); Brasil se colocou à disposição para cooperar com outros países

    Basília Rodriguesda CNN

    Brasília

    Mais de 1.700 pessoas já procuraram o governo brasileiro em busca de apoio para deixar Israel, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores.

    Os contatos foram realizados com a embaixada brasileira em Tel Aviv. São, em geral, brasileiros. Mas pessoas de outras nacionalidades também podem ter procurado ajuda.

    Desde o início do conflito, o Itamaraty disponibilizou um formulário eletrônico para o cadastramento de brasileiros e familiares.

    O Itamaraty informou estar aberto a pedidos de países sul-americanos que necessitem de apoio da missão de repatriação brasileira para auxiliar no retorno também de seus nacionais. A prioridade é o resgate de brasileiros, mas o Brasil se colocou à disposição para cooperar com outros países.

    A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira enviada na missão de resgate chegou a Roma, na Itália, na manhã desta segunda-feira (9). Neste momento, aguarda autorização do governo de Israel para buscar o primeiro grupo de brasileiros em Tel Aviv. A expectativa é que isso aconteça na tarde de terça-feira (10).

    O Comando da Aeronáutica disponibilizou, ao todo, seis aviões. A missão é coordenada pelos ministérios de Relações Exteriores e da Defesa.

    Veja também: Primeiro avião da FAB partiu rumo ao Oriente Médio para repatriar brasileiros