Mauro Vieira discursa na ONU sobre criação de Estado palestino

Brasil apresenta propostas para solução pacífica da questão palestina e defende solução de dois Estados

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Em conferência internacional na ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova Iorque, o chanceler brasileiro Mauro Vieira apresentou uma série de propostas concretas visando a solução pacífica da questão Palestina. O foco principal das discussões foi a implementação da solução de dois Estados.

Durante seu discurso, Vieira revelou que foram recebidas mais de 50 solicitações de múltiplas partes interessadas, resultando em 96 propostas concretas distribuídas em cinco áreas principais. Entre as principais ações sugeridas, destaca-se o reconhecimento do Estado da Palestina e o apoio à sua admissão como membro pleno da ONU.

As propostas apresentadas incluem a manutenção de uma distinção legal entre Israel e o território ocupado da Palestina, além da oposição à anexação e expansão dos assentamentos. Também foi enfatizada a necessidade de garantir proteção aos trabalhadores humanitários, especialmente aqueles vinculados à UNGRA, e apoiar a sociedade civil e os defensores dos direitos humanos.

Entre as medidas sugeridas está a imposição de sanções contra assentadores que agem com violência e agravam a situação na região. Vieira ressaltou que estas ações legais podem ser implementadas imediatamente, contribuindo para a credibilidade da ordem legal internacional, desde que haja uma aplicação não seletiva das normas.

Ao concluir sua participação, Vieira enfatizou a necessidade de vontade política e um segmento robusto para dar continuidade ao processo, defendendo a transformação da lei em ação e justiça.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.