Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mauro Vieira é escalado por Lula para representar o Brasil em reunião no Egito sobre a guerra

    Chanceler deve partir de Nova York para o Cairo; reunião está marcada para o próximo sábado (21)

    Jussara SoaresLeonardo Ribbeiroda CNN

    Em Brasília

    O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representará o Brasil na reunião chamada pelo Egito para discutir a situação na Faixa de Gaza. O encontro está marcado para sábado (21).

    Havia a possibilidade de o governo brasileiro enviar outro representante, mas, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o país será representado pelo próprio ministro. A informação foi confirmada à CNN por fontes do Itamaraty.

    Vídeo: “Fizemos todo o esforço possível”, diz Mauro Vieira sobre resolução brasileira vetada na ONU

    O evento foi convocado em meio à escalada do conflito entre o Hamas e Israel. O esforço é na tentativa de evitar que o combate se espalhe pelo Oriente Médio. Além do Brasil e Egito, também devem participar Iraque, Turquia e Catar.

    Nesta quarta-feira (18), o ministro das Relações Exteriores esteve no Senado Federal, onde prestou esclarecimentos sobre a situação em Israel e a atuação do Brasil. Depois, embarcou para Nova York para negociar nova proposta no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

    “É preciso ficar claro que não se trata de um projeto de resolução brasileiro, mas de um projeto articulado pelo Brasil na condição de presidente do Conselho de Segurança, com base em uma série de contatos e consultas em Nova York, e nas principais capitais do mundo, em busca de um mínimo denominador comum entre interesses díspares”, disse em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado.