Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Médicos da Coreia do Sul fazem manifestação em massa contra política do governo

    Milhares de jovens médicos pararam de trabalhar nos principais hospitais

    Médicos sul-coreanos realizam manifestação em massa contra a política médica do governo
    Médicos sul-coreanos realizam manifestação em massa contra a política médica do governo Reuters

    Da Reuters

    Mais de 30.000 manifestantes, disseram os organizadores, reuniram-se em Seul no domingo (3) para organizar uma manifestação em massa e protestar contra um plano do governo para aumentar as admissões nas escolas de medicina.

    O governo sul-coreano planeja aumentar as admissões em escolas de medicina em 2.000 a partir de 2025 para remediar o que considera ser uma escassez de médicos numa das sociedades que envelhecem mais rapidamente do mundo.

    Milhares de jovens médicos pararam de trabalhar nos principais hospitais este mês, sobrecarregando os departamentos de emergência. As autoridades na sexta-feira (1º) aumentaram a pressão para encerrar a paralisação, com a polícia sul-coreana lançando uma operação contra funcionários da Associação Médica Coreana.

    O governo havia dado quinta-feira (29) como prazo para os médicos retornarem ou enfrentariam penalidades, mas dados do Ministério da Saúde mostraram que mais de dois terços dos médicos estagiários, ou quase 9.000, ignoraram o chamado para retornar ao trabalho.