Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministros conversam com Putin, e Lavrov diz que ‘há chance que diplomacia funcione’

    Presidente russo se reuniu com ministro da Defesa para discutir o progresso dos exercícios militares; outra conversa com ministro das Relações Exteriores foi transmitida pela televisão estatal

    Darya Tarasovada CNN

    Ouvir notícia

    O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu na manhã desta segunda-feira (14) com o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, para discutir sobre o progresso dos principais exercícios militares do país. O chefe de defesa também deu ao presidente uma noção do tamanho e alcance dos testes.

    De acordo com o ministro, “os exercícios acontecem em grande escala, e também estão ocorrendo no Distrito Militar Ocidental. Na verdade, acontecem em todas as frotas [da marinha russa], que são as presentes no Mar de Barents e o Mar Negro, o Mar Báltico e a Frota do Pacífico”.

    A Rússia iniciou a fase ativa de exercícios militares em Belarus na última quinta-feira (10). O país nega planejar um ataque e diz que tem o direito de mover suas tropas como achar melhor em seu próprio território e no de seus aliados com a concordância deles. Afirma ainda que seus exercícios militares são de natureza defensiva.

    “Tropas de quase todos os distritos militares, incluindo o Distrito Central, o Distrito Leste e a Frota do Norte, estão participando dos testes. Alguns dos exercícios estão chegando ao fim, outros serão concluídos em um futuro próximo”, afirmou Shoigu.

    O ministro ainda acrescentou que “algumas coisas ainda precisam ser feitas, dada a dimensão dos exercícios que foram planejados e iniciados”.

    Chefe da diplomacia vê chance de diálogo com o Ocidente

    Enquanto isso, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse a Putin nesta segunda que vê uma “chance” de diálogo diplomático com o Ocidente sobre as preocupações de segurança da Rússia, dizendo que recomenda que esses esforços continuem.

    Em transmissão divulgada pela televisão estatal russa, Putin questionou: “Na sua opinião, Sergey Victorovich [Lavrov], há uma chance de chegarmos a um acordo com nossos parceiros sobre questões-chave que nos preocupam, ou é apenas uma tentativa de nos arrastar para um processo de negociação interminável que não tem solução lógica?”

    Em sua resposta, Lavrov ressaltou que as autoridades russas alertaram “contra a inadmissibilidade de discussões intermináveis ​​sobre questões que precisam ser resolvidas hoje”, mas acrescentou que “sempre há uma chance” de que a diplomacia funcione.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Mais Recentes da CNN