Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Morre o sétimo general russo desde início da guerra, diz Ucrânia

    Segundo informações militares ocidentais, eram 20 os generais no comando da frente de combate russa

    João Guerreiro Rodriguesda CNN

    As forças armadas ucranianas anunciaram nesta sexta-feira (25) que o tenente-general russo Yakov Rezantsev foi morto durante os combates em Chornobaiivka, na região de Kherson, no sul do país.

    Segundo a Ucrânia, o oficial do exército russo era o comandante do 49º Exército Combinados de Armas do Distrito Militar Sul da Federação da Rússia. O Ministério da Defesa russo não comentou as alegações.

    Se confirmada, a morte de Rezantsev será a sétima de um general russo em combate, na guerra da Ucrânia. Quase metade dos 20 generais que, segundo as informações militares ocidentais, comandam a frente de combate russa.

     

    A primeira baixa de peso confirmada foi de Andrei Sukhovetsky, um major-general russo que comandava a 7ª Divisão Aérea. O oficial russo tinha 47 anos e morreu no dia 3 de março, supostamente vítima de um sniper ucraniano.

    https://twitter.com/Blacklightmoon_/status/1504701620248100880

    Poucos dias depois, em 7 de março, foi confirmada a morte de outro general. Desta vez, tratava-se de Vitaly Gerasimov, major-general e primeiro vice-comandante do 41º exército do Distrito Militar Central da Rússia, eliminado pelas tropas ucranianas nos arredores da cidade de Kharkiv, um dos principais alvos russos no início da ofensiva.

    O major-general Andrei Kolesnikov, comandante do 29º Exército Combinado de Armas, morreu em 11 de março, provocando mais um duro golpe na capacidade de combate russa. Em menos de dez dias, o exército russo perdeu três dos seus principais líderes.

    Na cidade sitiada de Mariupol, o combate se dá rua a rua, prédio a prédio. E foi lá que o major-general Oleg Mityaev, comandante da 150ª divisão de fuzileiros motorizados russa, foi morto por combatentes do Batalhão Azov.

    Também o coronel Sergei Sukharev, comandante do 331º regimento de paraquedistas russo, foi morto junto com várias outras chefias russas, de acordo com a televisão estatal russa. As forças ucranianas falam numa emboscada ao seu posto de comando.

    A sétima alta patente russa a morrer foi um tenente-general. O comandante do oitavo esquadrão de Armas Combinadas, Andrey Mordvichev, morreu numa contraofensiva ucraniana, junto ao aeroporto de Kherson, no sul do país.

    Há ainda de se registar a morte do vice-comandante da frota russa do Mar Negro, o capitão Andrey Paly, que perdeu a vida durante o cerco à cidade portuária de Mariupol.

    https://twitter.com/fr4nc15_93/status/1505590829326508042

    A Rússia iniciou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou, entre a população civil, pelo menos 1.081 mortos, incluindo 93 crianças, e 1.707 feridos, entre os quais 120 são menores.

    Também provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, das quais 3,7 milhões foram para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

    Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

    A invasão russa foi condenada pela comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções econômicas e políticas a Moscou.

    Tópicos