Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mudanças climáticas ameaçam cidades costeiras com avanço do nível do mar

    Em Nova York, a região no sul da ilha de Manhattan conhecida como Battery Park é a mais ameaçada pelo aquecimento global

    Heloisa Villela, da CNN, em Nova York

    Ouvir notícia

    As mudanças climáticas têm sido um grande motivo de preocupação para cidades costeiras. Em Nova York, por exemplo, a região no sul da ilha de Manhattan conhecida como Battery Park é a mais ameaçada pelo avanço do nível do mar, provocado pelo aquecimento global. 

    Nos últimos 48 anos, a água subiu quase 15 cm e vai levar apenas 14 anos para dobrar essa quantidade. Essa mudança é medida a cada seis minutos, por ar, com satélite, e no mar, com boias. 

    Cercada por água, Manhattan é um desafio para os engenheiros. A elevação do nível do mar ameaça construções mais próximas da água e os mais de 1.000 km de linhas do metrô, que o estado espera proteger com uma muralha de contenção e novos sistemas de drenagem. 

    O professor do Centro de Adaptação de Planejamento da Universidade de Miami Zhong-Ren Peng afirmou à CNN que no ano passado o estado da Flórida adotou uma nova lei que obriga toda construção com dinheiro público ter que fazer um estudo da adaptação do impacto da elevação do nível do mar. 

    Segundo o docente, a lei deveria ser adotada para todas as construções. 

     

    Ilha de Manhattan é uma das regiões costeiras ameaçadas pelas mudanças no clima
    Ilha de Manhattan é uma das regiões costeiras ameaçadas pelas mudanças climáticas (29.jun.2021)
    Foto: Reprodução / CNN

    (Publicado por Nathallia Fonseca)

    Mais Recentes da CNN