Mundo vive corrida armamentista mais destrutiva da história, diz Zelensky

Em discurso na Assembleia Geral da ONU, presidente da Ucrânia acusou o russo, Vladimir Putin, de tentar expandir guerra para outros países

Tom Balmforth e Michelle Nichols, da Reuters
Compartilhar matéria

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse à Assembleia Geral das Nações Unidas na quarta-feira (24) que o mundo estava vivendo a corrida armamentista mais destrutiva da história da humanidade.

Em um discurso ao órgão de 193 membros, ele também acusou o presidente russo Vladimir Putin de tentar continuar sua guerra expandindo-a para além da Ucrânia. Segundo Zelensky, não há um cessar-fogo na guerra porque Moscou se recusa a chegar em um acordo.

"Devemos usar tudo o que temos juntos para forças a Rússia a parar", disse ele.

O ucraniano também agradeceu o apoio que recebeu dos Estados Unidos e disse que teve uma boa reunião com Donald Trump na terça-feira (23).

Durante o discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente americano alertou Moscou de que está preparado para impor fortes medidas econômicas em relação à guerra.

Ele disse que quer que os aliados europeus imponham à Rússia as mesmas medidas que ele está propondo para tentar forçar Putin a recuar da maior guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.