Na Índia, 22 pacientes morrem sem oxigênio após vazamento em tanque

O acidente aconteceu no estado de Maharashtra; nas últimas 24 horas, o país registrou quase 300 mil novos casos de Covid-19 e mais de 2 mil mortes

Na Índia, um vazamento em tanque de oxigênio hospitalar provocou a morte de 22 pacientes com Covid-19
Na Índia, um vazamento em tanque de oxigênio hospitalar provocou a morte de 22 pacientes com Covid-19 Foto: Reuters

Esha Mitra, CNN

Ouvir notícia

Pelo menos 22 pacientes com Covid-19 que estavam em suporte ventilatório morreram nesta quarta-feira (21) no estado indiano de Maharashtra. Os óbitos aconteceram após um acidente provocar a perda de suprimentos de oxigênio, disse Suraj Mandhare, um alto funcionário do distrito de Nashik.

Segundo Mandhare, o oxigênio foi perdido devido a um vazamento de um tanque no hospital Zakir Hussain nesta quarta. Nesta quarta, a Índia registrou quase 300 mil novos casos e 2.023 mortes em 24 horas – o maior número desde o começo da pandemia.

“Houve um vazamento nas válvulas dos caminhões-tanque em Nashik, foi um vazamento em grande escala, definitivamente isso afetaria o hospital para onde os caminhões-tanque estavam indo”, disse o ministro da saúde de Maharashtra, Rajesh Tope, a jornalistas.

A administração distrital está coordenando com os funcionários do hospital a disponibilização do oxigênio aos pacientes que precisam dele o mais rápido possível, disse Mandhare.

Os pacientes que morreram precisavam de oxigênio porque a “pressão” era baixa e o vazamento dessa remessa significava que eles não receberam o suprimento a tempo, acrescentou Mandhare.

O Ministro do Interior da Índia, Amit Shah, falou sobre o acidente nas redes sociais: “Estou angustiado ao ouvir a notícia do acidente de vazamento de oxigênio em um hospital em Nashik. Expresso minhas mais profundas condolências por esta perda irreparável daqueles que perderam seus entes queridos neste acidente. Eu oro a Deus pela saúde de todos os outros pacientes.”

Índia enfrenta aumento expressivo do número de casos e mortes por Covid-19
Índia enfrenta aumento expressivo do número de casos e mortes por Covid-19
Foto: Reprodução/CNN Brasil (16.abr.2021)

Em Maharashtra existe atualmente uma demanda diária de 1.550 toneladas de oxigênio por Covid-19 pacientes, mas o estado fabrica 1.250 toneladas de oxigênio, que está sendo usado exclusivamente para fins médicos.

As 300 toneladas restantes estão sendo fornecidas por outros estados, disse o ministro da Saúde de Maharashtra. O estado tem 3.343.359 casos de coronavírus e 61.343 mortes, de acordo com os dados do Ministério da Saúde indiano, apresentados nesta quarta-feira. 

(Esse texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)

Mais Recentes da CNN