Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nicarágua corta relações diplomáticas com a Holanda

    Governo declara que país europeu ofendeu as famílias nicaraguenses

    Ismael Lopezda Reuters

    A Nicarágua suspendeu as relações diplomáticas com a Holanda, nesta sexta-feira (30), de acordo com um comunicado publicado pelo Ministério das Relações Exteriores do país centro-americano.

    O governo nicaraguense tomou a decisão porque o país europeu “intervencionista e neocolonial” “ofendeu e continua ofendendo as famílias nicaraguenses”, disse o comunicado.

    No início desta semana, autoridades da Nicarágua declararam o embaixador da União Europeia “persona non grata” e também disseram que o país não aceitaria o novo embaixador dos Estados Unidos, alimentando as tensões entre o presidente Daniel Ortega e a comunidade internacional.

    Eleição de Ortega

    Em novembro do ano passado, Daniel Ortega conquistou seu quinto mandato como presidente da Nicarágua, o quarto consecutivo.

    O processo eleitoral foi questionado por Estados Unidos, União Europeia, Organização dos Estados Americanos (OEA) e Nações Unidas por considerarem que não existem condições para eleições justas, democráticas e bem observadas.

    As eleições nicaraguenses também foram marcadas pelo pelo cancelamento de três partidos políticos que fariam parte da opositora Coalizão Nacional e Aliança Cidadã, bem como a prisão de 39 líderes da oposição entre 28 de maio e 21 de outubro – sete deles aspirantes à Presidência.