Dupla vence Nobel de Medicina por descobertas sobre temperatura e toque

David Julius e Ardem Patapoutian são os laureados deste ano; anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (4) pela Academia Real das Ciências da Suécia

Ivana Kottasováda CNN

Ouvir notícia

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou nesta segunda-feira (4) que David Julius e Ardem Patapoutian são os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Medicina. Eles ganharam o prêmio por suas descobertas sobre receptores de temperatura e toque.

“Nossa capacidade de sentir o calor, o frio e o toque é essencial para a sobrevivência e sustenta nossa interação com o mundo ao nosso redor. Em nossa vida diária, consideramos essas sensações naturais, mas como os impulsos nervosos são iniciados para que a temperatura e a pressão possam ser percebidas? Esta questão foi resolvida pelos ganhadores do Prêmio Nobel deste ano”, explicou a Academia ao anunciar os laureados.

Julius tem 65 anos e nasceu em Nova York – atualmente, ele é professor da Universidade da Califórnia, em São Francisco. Nascido no Líbano, Patapoutian, de 53 anos, é professor do Howard Hughes Medical Institute, em La Jolla, na Califórnia.

A Academia detalhou como os premiados chegaram aos resultados de seus estudos. “David Julius utilizou a capsaicina, um composto pungente da pimenta malagueta que induz uma sensação de queimação, para identificar um sensor nas terminações nervosas da pele que responde ao calor.”

Já Patapoutian usou células sensíveis à pressão para descobrir “uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e órgãos internos.”

Thomas Perlmann, secretário da Assembleia do Nobel, disse durante a cerimônia que a descoberta “revela os segredos da natureza”.

“[A descoberta] explica, em nível molecular, como esses estímulos são convertidos em sinais nervosos. É uma descoberta importante e profunda.”

Prêmio Nobel de Medicina
David Julius e Ardem Patapoutian são os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Medicina / Ilustração: Niklas Elmehed

A Academia classificou estas descobertas como “revolucionárias” e afirmou que os estudos levaram a “atividades de pesquisa intensas, levando a um rápido aumento em nossa compreensão de como nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos.”

“Os laureados identificaram elos essenciais que faltavam em nossa compreensão da complexa interação entre nossos sentidos e o meio ambiente.”

Prêmio Nobel 2021

A láurea de Medicina é a primeira a ser anunciada todos os anos. Ao longo desta semana, os prêmios nas categorias de Física, Química, Literatura e Paz serão anunciados.

A láurea de Economia será revelada na próxima segunda-feira (11).

Veja o cronograma:

  • Medicina: segunda-feira (4)
  • Física: terça-feira (5)
  • Química: quarta-feira (6)
  • Literatura: quinta-feira (7)
  • Paz: sexta-feira (8)
  • Economia: segunda-feira (11)

Mais Recentes da CNN