Nono voo parte de Cabul neste domingo com evacuados dos EUA e outros países

Avião embarcou com 353 pessoas rumo ao Catar e é um dos maiores voos de evacuação a deixar o Afeganistão desde agosto

Pessoas tiram fotos ao lado da bandeira afegã em Cabul, Afeganistão
Pessoas tiram fotos ao lado da bandeira afegã em Cabul, Afeganistão  • REUTERS
Compartilhar matéria

Um dos maiores voos de evacuação partiu de Cabul neste domingo (17) com um número desconhecido de americanos a bordo, e está a caminho de Doha, disse um alto funcionário do governo do Catar à CNN.

O nono voo de evacuação do Afeganistão desde 31 de agosto embarcou com 353 pessoas, incluindo professores, funcionários e alunos da Universidade Americana do Afeganistão, bem como cidadãos do Afeganistão, Estados Unidos, Holanda, Dinamarca e Austrália, entre outros, de acordo com o oficial.

O funcionário não disse quantos americanos estavam a bordo. A CNN entrou em contato com o Departamento de Estado dos EUA.

Após a chegada em Doha, no Catar, os passageiros serão transportados para um local que atualmente hospeda os evacuados, onde serão testados para Covid-19. Eles permanecerão em Doha até a partida para seu destino final.

O funcionário do Catar disse que o país "continuará a trabalhar com parceiros internacionais nos esforços que garantam a liberdade de movimento no Afeganistão, inclusive servindo como um mediador ativo entre várias partes. Continuamos focados em fornecer ajuda humanitária ao país e nos dedicamos a promover um Afeganistão estável e pacífico."