Noruega procura aeronave dos EUA envolvida em acidente em treinamento da Otan

Aeronave é um MV-22B Osprey atribuído à unidade militar americana da 2ª Força Expedicionária da Marinha (MEF)

RENA, NORWAY - MARCH 17: French soldiers with the 1st Infantry Regiment fire their mortars near Rena, Norway during Exercise Brilliant Jump 2022. The long-planned exercise in Norway aimed to train the very high-readiness component of the NATO RTropas da Otan fazem exercícios na Noruega desde início da segunda semana de março (Photo by NATO / POOL/Anadolu Agency via Getty Images)
RENA, NORWAY - MARCH 17: French soldiers with the 1st Infantry Regiment fire their mortars near Rena, Norway during Exercise Brilliant Jump 2022. The long-planned exercise in Norway aimed to train the very high-readiness component of the NATO RTropas da Otan fazem exercícios na Noruega desde início da segunda semana de março (Photo by NATO / POOL/Anadolu Agency via Getty Images) Anadolu Agency via Getty Images

Barbara Starrda CNN

Ouvir notícia

Uma aeronave militar dos Estados Unidos que participa de exercícios da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Noruega se envolveu em um acidente e uma operação de busca e resgate está em andamento, segundo o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

A aeronave é um MV-22B Osprey atribuído à unidade militar americana da 2ª Força Expedicionária da Marinha (MEF) na Noruega.

“A aeronave estava participando do Exercício Cold Response 2022”, informaram os fuzileiros em comunicado. “As autoridades civis norueguesas estão liderando os esforços de busca e resgate neste momento.”

“Embora a natureza do serviço militar seja inerentemente perigosa, a segurança de nossos fuzileiros navais, marinheiros, aliados e parceiros é nossa principal prioridade”, disse o comunicado.

Em uma declaração separada, o major Jim Stenger declarou: “Podemos confirmar que ocorreu um incidente envolvendo uma aeronave MV-22B Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais. A aeronave estava realizando treinamento na Noruega como parte do Exercício Cold Response 2022 no momento do incidente. A causa do incidente está sob investigação”, disse Stenger.

Cold Response 2022

Cerca de 30 mil militares de países parceiros e aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) iniciaram, na segunda-feira (14), uma série de exercícios militares na Noruega no chamado Cold Response 2022 (Resposta Fria 2022, em inglês).

O Cold Respose é uma série de exercícios militares que leva para a Noruega milhares de soldados provenientes dos países aliados e parceiros da Otan com o objetivo de testar a sua capacidade de trabalhar em conjunto em condições atmosféricas adversas, com temperaturas negativas, gelo e neve. Estes exercícios, que se prolongam até ao dia 1º de abril, somam os três ramos das Forças Armadas – aérea, terrestre e naval – e envolvem 200 aeronaves e cerca de 50 navios.

Em sua página oficial na Internet, a Otan explica que a prática destes exercícios conjuntos permite identificar o que funciona e o que precisa de ser melhorado para garantir uma resposta eficaz a qualquer ameaça ou crise. Não se trata de uma operação militar com propósitos ofensivos, mas sim de um treinamento.

Mais Recentes da CNN