Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nosso programa humanitário não funciona mais no sul de Gaza, diz ONU

    Por outro lado, operação militar israelense continua com força

    Ataque israelense em Khan Younis, sul de Gaza
    Ataque israelense em Khan Younis, sul de Gaza 29/11/2023 REUTERS/Mohammed Salem

    Niamh Kennedyda CNN

    O chefe da coordenação de ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta quinta-feira (7) que a operação da ONU não funciona adequadamente no sul de Gaza.

    “Nosso programa humanitário não funciona mais”, enfatizou o coordenador de ajuda de emergência da ONU, Martin Griffiths.

    Os caminhões que entram em Gaza têm de percorrer estradas destruídas e, se conseguirem, poderão talvez distribuir “alguma comida ou água” a “algumas pessoas”, destacou.

    “É errático. Não é confiável. E, francamente, não é sustentável”, ponderou Griffiths.

    Entretanto, o ritmo da operação militar israelense é uma “repetição direta do ataque no norte de Gaza”, pontuou a autoridade.

    Desde terça-feira (5), as Forças de Defesa de Israel (FDI) operam na cidade de Khan Younis, no sul de Gaza, envolvidas em “batalhas intensas” com combatentes do Hamas.

    Um vídeo obtido pela agência de notícias Reuters nesta quinta-feira mostrou uma série de palestinos feridos correndo para o Hospital Nasser em Khan Younis após uma série de ataques israelenses.

    “Nenhum de nós pode ver onde isso vai acabar. Nenhum de nós pode ver para onde irão as pessoas amontoadas naquele bolsão ao sul de Gaza – essas duas milhões de pessoas”, ponderou.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original