Nova autoridade iraniana para gerenciar Ormuz condena sanções dos EUA

PGSA (Autoridade do Estreito do Golfo Pérsico) foi adicionada à lista de sanções americanas na última quarta-feira (27)

Billy Stockwell, da CNN
Compartilhar matéria

A PGSA (Autoridade do Estreito do Golfo Pérsico), novo órgão iraniano criado para garantir que navios cumpram suas regras no Estreito de Ormuz, prometeu continuar suas operações “sem interrupção” após ser incluída na lista de sanções do Departamento do Tesouro dos EUA.

Na quarta-feira (27), o Departamento do Tesouro dos EUA afirmou que a criação da autoridade foi uma nova tentativa da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã de “monetizar sua campanha de terrorismo patrocinado pelo Estado, extorquindo embarcações que transitam pelo Estreito de Ormuz”.

Ao condenar a medida dos EUA, a PGSA disse em uma mensagem a Washington: “Vocês não conseguiram controlar o Estreito de Ormuz por meio de guerra e diplomacia, e também não conseguirão por meio de sanções”.

A autoridade publicou nas redes sociais nesta sexta-feira que “ser sancionada por um país cujo líder se orgulha da pirataria é um sinal de seu próprio desempenho positivo”.

Acrescentou que as estatísticas detalhando o primeiro mês de operações da PGSA serão publicadas em breve.

Criação da autoridade

O Irã vem tentando implementar um novo protocolo para a travessia do Estreito de Ormuz desde que efetivamente fechou essa importante via navegável, após o início da guerra entre os EUA e Israel em 28 de fevereiro.

A organização foi criada em 5 de maio como um “órgão jurídico e representante oficial da República Islâmica do Irã, responsável pela emissão de licenças e pela regulamentação do tráfego marítimo” através do estreito, informou a agência de notícias estatal iraniana Nour News.

No início deste mês, Teerã apresentou um conjunto de novas regras para embarcações que desejam transitar pelo estreito, de acordo com um documento visto pela CNN, prosseguindo com os esforços para formalizar o controle sobre a hidrovia, desafiando os avisos dos EUA.

Intitulado "Declaração de Informações da Embarcação", o documento é um formulário emitido pela Autoridade do Estreito do Golfo Pérsico (PGSA) e deve ser preenchido por todas as embarcações em trânsito para garantir a passagem segura. Ele foi compartilhado com a CNN pela Lloyd's List e por outra fonte do setor de transporte marítimo que preferiu permanecer anônima.

inglês