Nova fenda em vulcão ameaça vilarejos de ilha espanhola de La Palma

Imagens capturadas por um drone mostram um rio de lava incandescente descendo o monte a cerca de 400 metros de onde aconteceu a erupção primária

Denise Odorissida CNN

Em Londres

Ouvir notícia

O vulcão nas Ilhas Canárias, que está em erupção há mais de dez dias, pode provocar mais destruição: a lava abriu uma nova fenda no Monte Cumbre Vieja e ameaça outros vilarejos.

Imagens capturadas por um drone mostram um rio de lava incandescente descendo o monte a cerca de 400 metros de onde aconteceu a erupção primária.

Diversas fendas se abriram desde que o vulcão entrou em atividade, no dia 19 de setembro. O instituto de vulcanologia das ilhas Canárias descreveu essa última abertura como um novo foco de erupção.

As autoridades de La Palma disseram que mais casas foram atingidas pela lava durante a noite, deixando mais pessoas desabrigadas, e esperam que o novo fluxo se junte ao primeiro nas próximas horas.

A superfície da ilha está se expandindo conforme a lava do vulcão se solidifica ao entrar em contato com a água do mar. Uma elevação rochosa com mais de 500 metros de largura já foi criada em forma de semicírculo, na costa oeste de La Palma.

O choque térmico da lava em contato com o mar também gera uma grande nuvem de fumaça sobre a ilha. A cinza cobre ruas e casas. As pessoas estão andando de máscaras e guarda-chuvas, já que as reações químicas formadas na atmosfera podem causar irritação na pele, nos olhos e no sistema respiratório.

As autoridades monitoram a qualidade do ar, e pediram aos moradores que fechem portas e janelas.

Mais Recentes da CNN