Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novo parque flutuante de Nova York, ‘Little Island’ vira atração no rio Hudson

    A mais nova área verde da cidade é ligada a Manhattan por passarelas de pedestres

    Heloisa Villela, de Nova York, e Stela Jordy, de São Paulo

     

    De longe, um conjunto de 132 estruturas de cimento flutuando no Rio Hudson, em Manhattan, sustenta o ‘Little Island’ (pequena ilha, em português), novo parque de Nova York, inaugurado em maio para a população, após um ano de pandemia.

    Mas, olhando com cuidado, é possível ver que as grandes peças imitam tulipas, a flor preferida da cidade de concreto. Com um investimento de US$ 260 milhões, o novo espaço foi aberto depois de mais da metade da população americana já estar vacinada contra a Covid-19. 

    O tamanho da fila para entrar no parque é enorme. Ninguém paga ingresso para entrar no jardim flutuante. Mas é preciso fazer reserva.

    Lá dentro, muito espaço para não fazer nada ou para olhar as mais de 300 espécies de flores, árvores e arbustos. É um momento especial para os moradores de Nova York, que comemoram essa fase de reabertura.

    “Estamos abrindo em um momento realmente único, meio que no momento perfeito, já que Nova York está começando a ganhar vida após a pandemia e para o verão. Estamos muito animados para oferecer um novo lugar para a conexão com arte e natureza, para o descanso, surpresa, deleite e um pouco de capricho na vida dos nova-iorquinos. “, diz Julia Kraus, moradora da cidade.

    Janet Alvarez, outra moradora da cidade, estava ansiosa e não via a hora de caminhar no parque. “Há cinco anos que esperávamos, então veio a Covid-19, tudo estava suspenso. Eu costumava fazer as minhas caminhadas por aqui e os via trabalhando e perguntava aos caras da construção: ‘Quando vocês terminam?’ ‘No próximo ano. no próximo ano.’ O ‘ano que vem’ finalmente chegou e eles finalmente terminaram. Fiquei muito feliz. Estou explodindo de emoção de ver as pessoas sorrindo e parecendo felizes e sem máscara”, conta ela.

    O artista plástico Lawrence diz que veio em busca de inspiração para, de forma abstrata, retratar tantas formas e cores. “A vista é espetacular, especialmente do alto”, diz o artista.

    O parque também conta com um anfiteatro que fica de frente para o Rio Hudson e tem lugar para 687 pessoas.

    A novidade nova-iorquina desse verão pós-pandemia tem espaço para ficar sozinho ou dividir ideias e formas de expressão, sempre ao ar livre.

    Little Island: Nova York ganha parque flutuante com duas passarelas que ligam a
    Little Island: Nova York ganha parque flutuante com duas passarelas que ligam a Manhattan
    Foto: Reprodução/CNN Brasil (4.jan.2021)

    *Com informações da Reuters