Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novo premiê do Reino Unido não assumirá cargo nesta 2ª, diz porta-voz de Truss

    Rishi Sunak irá substituir Liz Truss, cujo mandato durou somente seis semanas

    Rishi Sunak foi anunciado nesta segunda-feira (24) como novo primeiro-ministro do Reino Unido
    Rishi Sunak foi anunciado nesta segunda-feira (24) como novo primeiro-ministro do Reino Unido 4/9/2022 REUTERS/Phil Noble

    Reuters

    O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, não assumirá o cargo nesta segunda-feira (24), disse um porta-voz da premiê Liz Truss, destacando que as discussões estão sendo realizadas sobre o momento e a coreografia da transição.

    “Posso confirmar que a transição não ocorrerá hoje”, disse ele, acrescentando que houve discussões entre ambos os líderes e o rei Charles III.

    O anúncio de que Sunak foi nomeado líder do Partido Conservador e, portanto, o novo premiê, foi feito nesta segunda, após sua principal adversária, Penny Mordaunt, retirar a candidatura enquanto batalhava para angariar o apoio mínimo de 100 parlamentares conservadores.

    Antes de assumir de fato como primeiro-ministro, Sunak ainda deverá se encontrar com o monarca britânico Charles III, mas ainda não há previsão oficial para o encontro.

    Sunak assumirá o cargo após a renúncia da premiê Liz Truss –a líder conservadora com o mais breve mandato na história do Reino Unido. Ela ficou no cargo por seis semanas.