Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Objeto militar encontrado em floresta na Polônia era míssil russo, diz mídia local

    Modelo KH-55 foi desenvolvido pela União Soviética e é capaz de carregar uma ogiva nuclear

    O míssil Kh-55 em museu ucraniano, em 2008.
    O míssil Kh-55 em museu ucraniano, em 2008. George Chernilevsky/Domínio Público

    Alan CharlishPawel FlorkiewiczAnna Wlodarczak-Semczukda Reuters

    Um objeto militar encontrado em uma floresta polonesa em abril era um míssil russo KH-55, informaram dois meios de comunicação poloneses nesta quarta-feira (10).

    A Polônia está em alerta para um possível difusão de armamento da guerra na vizinha Ucrânia, especialmente desde que duas pessoas foram mortas perto da fronteira em novembro passado pelo que Varsóvia concluiu ser um míssil de defesa aérea ucraniano com falha.

    As autoridades polonesas disseram no mês passado que um “objeto militar” foi encontrado em uma floresta perto da vila de Zamosc, perto da cidade de Bydgoszcz, no norte, sem entrar em mais detalhes sobre sua origem.

    Os promotores também disseram na época que nenhum vestígio de explosão foi encontrado no local, que ficava a centenas de quilômetros das fronteiras da Polônia com a Ucrânia, Belarus e o enclave russo de Kaliningrado.

    A emissora privada RMF FM informou nesta quarta-feira, sem citar suas fontes, que as conclusões preliminares do Instituto de Tecnologia da Força Aérea da Polônia eram de que o objeto era um míssil russo KH-55.

    A emissora privada Polsat News também informou, sem citar suas fontes, que o objeto era um míssil KH-55.

    O KH-55, conhecido como CH-55 em polonês, é um míssil de cruzeiro lançado do ar desenvolvido pela União Soviética que é capaz de carregar uma ogiva nuclear.

    Um porta-voz do governo polonês e o Instituto de Tecnologia da Força Aérea não puderam ser imediatamente contatados para comentar. O ministério da defesa polonês e a embaixada russa em Varsóvia se recusaram a comentar.