Óculos que teriam sido de Gandhi são deixados em caixa de correio de leiloeiros

Objeto foi um presente de Mahatma Gandhi, líder da independência da Índia, ao tio do vendedor, durante o tempo em que morou na África do Sul

Mahatma Gandhi morou na África do Sul por 21 anos.
Mahatma Gandhi morou na África do Sul por 21 anos. Foto: Reprodução/Gandhi.gov.in

Amy Woodyatt, da CNN

Ouvir notícia

Um par de óculos, que leiloeiros acreditam terem pertencido ao líder da independência da Índia, Mahatma Gandhi, pode ser leiloado por cerca de 19 mil dólares. O objeto foi deixado “pendurado” na caixa de correio de uma empresa de leilões.

Cerca de quatro semanas atrás, na manhã de uma segunda-feira, o leiloeiro Andy Stowe chegou ao trabalho e estava verificando as caixas de correio do escritório, em uma região industrial de Bristol, no sudoesta da Inglaterra quando encontrou o item.

“Vi um envelope pendurado em nossa caixa de correio – realmente, literalmente pendurado”, disse. Quando um colega abriu o envelope, eles encontraram o conteúdo curioso: um par de óculos de aros circulares, folheados a outro.

“Tinha um pequeno bilhete, dizendo ‘Estes pertenceram a Gandhi, meu tio os ganhou'”, disse. Stowe conta que ligou para o número do bilhete e localizou o vendedor do item, um homem idoso que morava na região.

Leia mais:

Brasil é o 3º em mortes de ativistas ambientais e dos direitos humanos, diz ONG

Morre Pedro Casaldáliga, bispo emérito conhecido por luta pelos direitos humanos

De 2 milhões a mil: peregrinação muçulmana a Meca sofre alterações por pandemia

O homem disse que os óculos haviam sido entregues a ele por seu tio, que contou que havia ganhado os óculos do próprio Gandhi, durante o tempo em que ele morou na África do Sul.

“O tio estava trabalhando para a British Petroleum, na época, e estava em serviço na África do Sul. Pode-se presumir que os óculos foram um presente, um agradecimento de Gandhi por alguma boa ação”, disse a East Bristol Auctions, em seu catálogo.

Óculos que pertenceram a Mahatma Gandhi entraram para o catálogo da East Bristol
Óculos que pertenceram a Mahatma Gandhi entraram para o catálogo da East Bristol Auctions.
Foto: Reprodução/East Bristol Auctions

“Começamos a fazer uma pesquisa e descobrimos que eles valem uma quantia considerável de dinheiro”, disse Stowe, acrescentando que os óculos foram avaliados entre 10 mil a 15 mil libras (13 mil a 19,5 mil dólares). A expectativa é que de sejam vendidos por uma “quantia considerável” a mais, contou.

“Liguei pra ele naquele dia, e acho que quase caiu da cadeira quando soube por quanto os óculos foram avaliados”, revelou o leiloeiro. 

Stowe contou que ele e seus colegas pesquisaram a linha do tempo do objeto e estão confiantes de que a história e a procedência dos óculos são confiáveis.

“As datas e os fatos combinam perfeitamente. O vendedor é um homem de 80 anos – não acho que ele tenha inventado isso na cabeça dele”, disse.

“Do nosso ponto de vista, a história de Gandhi e a história do cliente combinam perfeitamente”, acrescentou. “O fato de que o cavalheiro me disse que, se não valessem nada, iria jogá-los no lixo – tenho certeza de que ele não tinha ideia de quanto valiam.”

Os óculos serão leiloados no dia 21 de agosto.

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês.)

Mais Recentes da CNN