Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Oficial da Defesa dos EUA relata “lutas intensas” dentro e ao redor de Kharkiv

    Forças russas estão avançando em dois eixos no Sul da Ucrânia, segundo a Defesa dos Estados Unidos

    Danos causados ao gabinete do governador de Kharkiv após o ataque com mísseis do exército russo em Kharkiv, Ucrânia, em 1º de março de 2022.
    Danos causados ao gabinete do governador de Kharkiv após o ataque com mísseis do exército russo em Kharkiv, Ucrânia, em 1º de março de 2022. Anadolu Agency via Getty Images

    Ellie Kaufmanda CNN

    Os Estados Unidos continuam vendo “grandes combates dentro e ao redor de Kharkiv” e a área “continua fortemente contestada”, disse uma autoridade da Defesa norte-americana à imprensa nesta terça-feira (1º) – o sexto dia da invasão russa da Ucrânia.

    Na parte Sul do país, os EUA continuam vendo as forças russas fazerem “mais progressos” e terem “mais sucesso lá, em termos de movimento ao longo de seus eixos”, disse o oficial.

    As forças russas estão avançando em dois eixos no Sul. Da Crimeia, há uma parte que vai para o Noroeste e outra que vai para o Nordeste, disse a autoridade.

    A cidade ucraniana de Kherson parece “muito disputada neste momento”, disse.

    Do Nordeste, as forças russas “ainda estão fora de Mariupol” e “ainda não avançaram dentro da cidade”, disse o oficial.

    “Eles estão perto o suficiente agora para atacar Mariupol com fogos de longo alcance e, novamente, não vimos muita atividade, mas não acreditamos que estejam em Mariupol”, acrescentou ele.

    Os EUA dizem acreditar que as forças russas estão ocupando Berdyansk e Melitopol, que fica a Oeste de Berdyansk e mais longe da costa do Mar de Azov, disse a autoridade.

    “Mais uma vez, se você traçar essa linha de Mariupol a Kharkiv, podemos ver um desejo contínuo dos russos de se conectar nessas duas linhas, eles não fizeram muito progresso, mas ainda acreditamos que essa é a intenção deles”, acrescentou.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original