Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Oficial do exército ucraniano vê “situação mais difícil” no leste do país

    Oficiais militares ucranianos dizem ter observado um acúmulo de forças russas

    Tanque de forças pró-Rússia passa por área residencial de Mariupol, na Ucrânia
    Tanque de forças pró-Rússia passa por área residencial de Mariupol, na Ucrânia 05/04/2022REUTERS/Alexander Ermochenko

    Olga Voitovychda CNN

    Lviv

    Ouvir notícia

    A “situação mais difícil” que a Ucrânia enfrenta agora está no leste do país, alertou nesta quinta-feira (7) Vadym Denysenko, assessor do ministro do Interior da Ucrânia. Oficiais militares ucranianos dizem ter observado um acúmulo de forças russas aqui. “A situação mais difícil agora é, claro, no leste da Ucrânia”, disse ele em comentários na televisão.

    “Na região de Luhansk – na área de Rubizhne, na área de Popasna onde há, de fato, a destruição de cidades. Infelizmente, os russos continuam fazendo tudo o que faziam antes em Kharkiv , Sumy, Chernihiv e assim por diante – para destruir a infraestrutura civil. E, claro, há Mariupol, que ainda está sob controle ucraniano e que ainda está lutando.”

    Avanços recentes das forças russas na região de Kharkiv podem estar preparando o terreno para que a cidade de Sloviansk, no leste da Ucrânia, se torne o próximo alvo da ofensiva russa, disse o Instituto para o Estudo da Guerra, um instituto com sede em Washington.

    “A situação agora é muito difícil na direção de Sloviansk e Kramatorsk”, disse Denysenko. “Estes são os pontos-chave nesta fase desta guerra. Acredito, de fato, que os resultados de pelo menos esta fase desta guerra dependerão em grande parte dos combates no leste.”

    Os chefes das administrações militares regionais de Donetsk e Luhansk pediram que os moradores de algumas dessas regiões orientais deixassem suas casas, observou Denysenko.

    “Todos os corredores humanitários que estão sendo abertos são oficialmente declarados pelo Estado”, disse. “Tenha isso em mente, e se você tiver a oportunidade de passar por esses corredores – certifique-se de usá-los. Porque sabemos que a única estratégia da Federação Russa é a estratégia de destruição de assentamentos.”

    O movimento russo em direção ao Leste ucraniano é sinalizado desde que o Ministério da Defesa do país anunciou a redução das atividades militares na região de Kiev.

     

    Mais Recentes da CNN