ONU: caminhões com produtos de higiene esperam para entrar em Gaza
Ajuda também inclui suprimentos médicos e equipamentos hospitalares

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) tem centenas de caminhões esperando para entrar em Gaza com suprimentos médicos e equipamentos hospitalares, além de milhares de kits para enfrentar a grave situação de higiene e saúde reprodutiva no enclave, disse à CNN uma agente do programa de juventude da agência, baseada em Gaza.
Amany Haniya, que atualmente está em Deir al-Balah, no centro de Gaza, afirmou que a distribuição de kits médicos — como kits de higiene menstrual e kits pós-parto — é essencial para mulheres e meninas no enclave. O bloqueio de ajuda imposto por Israel privou as mulheres de itens básicos, como absorventes e sabão, e o acesso à água potável continua escasso.
Haniya, mãe de três filhos e deslocada sete vezes ao longo da guerra, expressou alívio com o cessar-fogo “tão esperado”.
“Esta é a primeira vez que tivemos essa tranquilidade e paz em dias, meses e anos”, disse Haniya à CNN. “Talvez meus filhos hoje tenham um momento de paz para dormir sem pesadelos.”
Embora planeje continuar seus estudos fora da Faixa de Gaza, Haniya afirmou: “Gaza ficará no meu coração, e eu nunca a abandonarei.”


